sábado, 31 de julho de 2010

Sites com Mapas interativos

Não é porque acho antiquado pintar mapas e decorar as capitais que os mapas não têm seu valor. Na verdade, eles tem MUITO valor, desde que saibam ser bem utilizados. A primeira regra é que esses mapas sejam interativos e atrativos.

Fiz uma listagem de sites que têm informações curiosas e/ou mapas interessantes e interativos. Bons estudos!

Ambiente, sociedade e história (em espanhol)
O site Guía del Mundo (www.guiadelmundo.org.uy/cd/countries/index.html) lista indicadores por país, mas possui um formato diverso. Ao invés de um mapa-múndi interativo, há uma ferramenta de busca que leva o visitante à página reservada a cada Estado. Apesar de não ter tantos dados quanto o StatPlanet, o portal apresenta um resumo da história, ocupação e composição étnica de cada nação.

Mapas e anamorfoses (em inglês)
O Worldmapper (www.worldmapper.org) possui mapas com tamanhos reajustados de acordo com o indicador selecionado. Ao escolher o link “Usuários de internet em 2007”, os Estados Unidos, Europa e parte da Ásia aparecem extremamente grandes, enquanto África, Oriente Médio e América Latina diminuem.

Indicadores socioeconômicos (em inglês)
O StatPlanet (www.sacmeq.org/statplanet/StatPlanet.html) é um completo site de geografia em inglês que disponibiliza diversos dados e indicadores socioeconômicos por país. Além de fornecer estatísticas de demografia e população, acesso a tecnologias digitais, economia e desenvolvimento, educação, meio ambiente e energia, saúde, política e língua, o StatPlanet possuí gráficos que mostram as variações dos dados nas últimas duas décadas. Assim, é possível ver o crescimento da expectativa de vida no Brasil, que era de 67 anos, em 1990, e atingiu 72, em 2006.

Indicadores socioeconômicos (em português)
Com menos recursos do que o StatPlanet, o IBGE Países (www.ibge.gov.br/paisesat/main.php) conta com o adicional de ser em português. Assim como o anterior, basta clicar sobre o país para conhecer dados populacionais, indicadores sociais, economia, redes de comunicação e meio ambiente. Ao lado de cada subitem (IDH, presente na aba de indicadores sociais, por exemplo), há o link “Dados do Mundo”, que organiza uma tabela com as informações listadas por nação.

População em Movimento (em inglês)
O BreathingEarth (www.breathingearth.net) é um mapa online mais específico. Ao passar o mouse pelos países, o usuário recebe informações sobre população emissão de carbono. Ao selecionar o Brasil, o internauta vê que uma pessoa morre a cada 25,3 segundos, enquanto um nascimento ocorre a cada 8,6 segundos. Já na emissão de CO2, o País libera mil toneladas a cada 1,6 minuto, uma média de 1,69 tonelada por pessoa ao ano.

Emissão de carbono (em inglês)
Este mapa, encontrado no link www.washingtonpost.com/wp-srv/special/climate-change/global-emissions.html, é produzido pelo jornal norte-americano The Washington Post e traça um histórico das mudanças climáticas ocorridas nos últimos 50 anos. É possível ver como a China saiu de um distante 7º maior emissor de carbono, em 1950, para o maior poluente em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário